Sim, é Verdade. Em pessoas com Diabetes, a câimbra pode acontecer em maior ocorrência e por diversos motivos, entre os quais está à desidratação causada pela hiperglicemia ou por alteração de eletrólitos, sódio e potássio, causada pelo uso de remédios diuréticos ou pela realização de hemodiálise.
Outras causas de câimbras são: Insuficiência renal, elevação nos níveis de ureia sanguínea, a redução nos níveis de cálcio, também causada pela insuficiência renal, presença frequente de vômitos e na gestação, sendo a grávida diabética ou não e na neuropatia periférica.
A câimbra é um movimento involuntário, caracterizado pela contração intensa do músculo, acompanhada de dor. Geralmente, não requer tratamento.Se for muito intensa, pode-se lançar mão de alguns medicamentos.
A alimentação pode ajudar no combate contra as câimbras. Por exemplo, a banana é uma fruta rica em potássio, assim como a laranja, o abacate e o tomate e, claro, a água mineral. O consumo das mesmas pode ser útil no de câimbras causadas por diminuição dos níveis de potássio decorrente do uso de diuréticos ou desidratação grave.
No caso das estantes a frequência de câimbras que costumam melhorar com administração de cálcio. Melhora no consumo de alimentos fontes de cálcio: Leite e derivados, folhosos verde-escuros e gergelim.
Dica:
Experimente o delicioso Suco de Laranja com Caqui que são fontes de vitamina C, potássio, magnésio e Vitamina A. Leve a centrifuga o Caqui cortado em gomos finos e com cascas (ricas em taninos) e a laranja descascada. Bom apetite!